Os 5 Pilares do Tratamento do Diabetes

Diabetes Mellitus (DM)

Hipoglicemia passageira no diabético pode ser causada por injeção acidental de insulina em excesso, alimentação insuficiente ou jejum prolongado, excesso de exercícios ou variações dos níveis de glicose observadas no diabetes “instável”. Ela regula o transporte de glicose para dentro da maioria das células humanas e age em conjunto com o glucagon, outro hormônio pancreático, para manter os níveis sanguíneos de glicose dentro de uma faixa estreita. A insulina é um hormônio produzido pelas células beta do pâncreas. Isso causa elevação do nível sanguíneo de glicose e estimula o pâncreas a liberar insulina na corrente sanguínea. A causa é desconhecida, mas considera-se que alguns hormônios placentários aumentem a resistência à insulina da mãe, elevando seus níveis sanguíneos de glicose. Quanto maior for o nível de hemoglobina A1C, mais elevados serão os níveis de glicose da pessoa. Cerca de 90% dos casos de diabetes nos EUA são do tipo 2. Esse tipo em geral ocorre mais tarde na vida, em pessoas obesas, sedentárias e com mais de 45 anos de idade. Esse processo pode causar desidratação e pode perturbar o equilíbrio eletrolítico do corpo, com perda de sódio e potássio na urina. Se não for tratada, a hiperglicemia aguda pode causar desidratação grave, perda de consciência e até morte.

Hiperglicemia crônica pode causar lesões a longo prazo de vasos sanguíneos, nervos e órgãos em todo o corpo, provocando outros problemas, como insuficiência renal, perda de visão, acidente vascular cerebral e doença cardiovascular. Assim como o tipo 1, o diabetes tipo 2 é caracterizado pelo excesso crônico de açúcar no sangue, o que desencadeia uma série de complicações, de infarto a perda de visão. Uma quantidade adequada de atividade física (pelo menos 150 minutos por semana, distribuídos ao longo de três dias), também pode ajudar a pessoa a controlar o peso e a melhorar o valor da glicemia. Tanto a prevenção como o tratamento da diabetes consistem em manter uma dieta saudável, praticar regularmente exercício físico, manter um peso normal e abster-se de fumar. Em alguns casos, o médico responsável poderá optar, junto com o paciente, por iniciar tratamento com medicação para prevenir a evolução para o diabetes. Embora a mesma palavra “diabetes” (que significa aumento da produção de urina) seja usada nos dois casos, quando é utilizada isoladamente refere-se, em geral, ao diabetes melito, e será usada assim nesse artigo.

Dados recentes sugerem que pelo menos 54 milhões de pessoas nos EUA tinham pré-diabetes, em 2002. Em geral, as pessoas com pré-diabetes não têm sintomas, mas, se nada for feito para reduzir seus níveis de glicose, há grande risco de desenvolverem diabetes em cerca de 10 anos. Em geral, não há sintomas no pré-diabetes, no diabetes gestacional e no diabetes do tipo 2 inicial. Como os americanos e brasileiros estão ficando mais obesos e não fazem exercícios suficientes, a população com diagnóstico de diabetes do tipo 2 está aumentando e a idade de diagnóstico está diminuindo. No Brasil, temos 7,6 milhões de pessoas diagnosticadas com diabetes, a quinta maior população de diabéticos do mundo. Estudos indicam que cerca de 12% da população ocidental possui um ou mais genes favoráveis ao desenvolvimento de diabetes. De acordo com o National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (dados de 2005), cerca de 20 milhões de pessoas nos EUA têm diabetes, mas até 6 milhões não sabem que a doença está afetando sua saúde. Caracteriza-se por níveis de glicose acima do normal, mas não o suficiente para o diagnóstico de diabetes.

Níveis de glicose que se elevam aos poucos e permanecem elevados podem não ser notados logo pelo paciente. A produção dá a entender, no entanto, que Charles Cullen gerou suspeitas sobre suas mortes apenas em uma investigação interna movida pelo hospital onde trabalhava - neste caso, a respeito da idosa Ana Martinez (Judith Delgado). Neste verbete, por questão de uniformização, optou-se pelo gênero feminino, isso é, "a diabetes". A Federação Nacional do Diabetes calcula que 240 milhões de pessoas convivem com altos e baixos de açúcar no sangue sem tratar, o que pode gerar problemas cardiovasculares, cegueira, amputações e até a morte. Perder peso é importante para pessoas que estão com excesso de peso. Para o médico, como há risco remediodiabetes.com/micronase.html aumentado de necessitar de transplante de rins em pacientes com obesidade (índice de massa corporal igual ou superior a actos remediodiabetes.com 32), o efeito secundário, de redução do peso corporal, traz ainda uma outra vantagem da cirurgia metabólica.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *